CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 10 de outubro de 2009

Caxias quer voltar ao Futebol Profissional

Caxias projeta retorno ao futebol profissional. O objetivo é que em 2020, quando completa 100 anos, o time esteja consolidado no futebol catarinense e nacional.

** material divulgado pela assessoria do Caxias.

Um projeto que já está em andamento e que tem início efetivo em 2010 prevê o retorno do Caxias ao futebol profissional. A ideia é que em seu centenário, em 2020, o clube esteja consolidado na elite do futebol catarinense e brasileiro. Para concretizar essas projeções, o Caxias atuará em três frentes diferenciadas. A Sociedade Amigos do Caxias (SAC), criada em 1951 e reativada neste ano, arrecadará fundos para investir nas categorias de base, renovando a torcida do time. A Caxias Participações, empresa que será criada ainda neste ano, ficará com a gestão do futebol. E o Caxias passará a ser um clube social.

Além da arrecadação financeira, a SAC ficará responsável pela parte social. Para isso, inicia em 2010 o Projeto Pinguim vai à escola, que pretende atingir cerca de 140 escolas de ensino fundamental da Região Norte Catarinense, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer. O objetivo é levar aos estudantes campanhas com temas como educação, saúde, meio ambiente, combate ao uso de drogas e incentivo à prática de esportes. O pinguim, mascote do clube, acompanhará as ações.

Lançamento

O lançamento simbólico do projeto, que deve entrar em prática no segundo trimestre de 2010, será realizado no dia 12 de outubro, aniversário de 89 anos do Caxias FC, com um torneio de futebol envolvendo 20 escolas de Joinville, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, o Ernestão.

Empresa

A Caxias Participações será uma empresa de capital fechado que terá, por meio de contrato firmado com o Caxias por um período inicial de dez anos, o comando do departamento de futebol do clube. Esse modelo, que segue exemplo de times europeus, evita a descontinuidade de administração do clube e ajuda a manter o patrimônio do Caxias intacto.

Para esta retomada, a prioridade do Caxias será o investimento nas categorias de base. A intenção é formar jogadores “em casa”, que tenham comprometimento com o clube, vestindo a camisa do Caxias para levá-lo de volta à primeira divisão do Catarinense. Estão nos planos para os próximos anos a construção de um Centro de Treinamentos e a reforma completa do Ernestão.

História

O Caxias Futebol Clube tem em seu currículo quatro títulos estaduais e mais o vice-campeonato em sua retomada recente, em 2003. Foi bicampeão invicto, teve em seu elenco o único catarinense a jogar na Seleção Brasileira, Jairo do Nascimento, e ainda o melhor artilheiro do Brasil em 1966, Norberto Hoppe, com 36 gols em uma temporada.

O clube foi o sétimo a ser criado em Santa Catarina, em 12 de outubro de 1920 – antes mesmo do Figueirense, que chegou pouco menos de um ano depois. Na época, era o Caxias Football Club, filho de outros dois times joinvilenses. O Vampiro, que emprestou a cor preta, e o Teotônia, com a camisa branca. O último ainda cedeu ao Caxias um campo para jogar, no Centro de Joinville, próximo ao Centreventos Cau Hansen.

Depois disso o Caxias teve mais dois campos de futebol. Um deles foi inaugurado em 1921, pelo Exército, na Rua Imaruí, no Centro, próximo ao Hotel Tahnenhoff. A ligação com as Forças Armadas, aliás, tem origem no nome, uma homenagem ao Duque de Caxias. Até que em 1931 o clube ganhou o Ernestão.

Nesse período até 1975, o time foi campeão estadual em 1929, 1954 e 1955. No bicampeonato jogaram atletas que torcem pelo clube até hoje, como Hoppe, Juarez e Puccini. Ainda chegou ao vice-campeonato nove vezes – dez, se incluída a disputa de 2003. Foi por interesses e pressões que o Caxias deixou de existir dando lugar ao Joinville Esporte Clube.

Em 2001, com o término do contrato de empréstimo do Ernestão ao JEC por 25 anos, o alvinegro do Norte voltou ao futebol profissional, conquistando a série especial em apenas dois anos de trabalho e tornando-se, em 2003, mais uma vez vice-campeão. Mas as dívidas fizeram com que o time adormecesse mais uma vez para que pudesse retomar sua história de grandes vitórias nos próximos anos, rumo ao centenário.

3 comentários:

Osmar disse...

Juca, com todo respeito que tenho pelo JEC, mas eu AMO O CAXIAS !!
Abraço
Osmar

Bras de Souza Martins disse...

Pois é bom para a cidade ter um segundo time. È bom para que haja rivalidade interna. O problema saão os antigos (no sentido atrasado) dirigentes que usam o clube não para o futebol mas para politicagem da pior espécie.

Papo de Frente disse...

O caxias pode ter certeza que terá o apoio incondicional da torcida...
vamos surpreender...