CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Carta aberta de Adelir Alves

Joinville, 17 de setembro de 2008

Prezados(as) Associados(as) , Conselheiros(as) e Apoiadores(as),

Há 17 meses e 12 dias que estou na presidência do JOINVILLE ESPORTE CLUBE, estou feliz, apesar da perda de saúde a que fui acometido , de ter que aceitar e suportar forte pressão vindo de Torcedores, Associados, Conselheiros, Apoiadores e Imprensa Esportiva, das horas à procura e alternativas, nem sempre encontradas. Apesar de tudo, só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade que tive de dirigir o Clube mais querido do norte de Santa Catarina, o JEC.

O JOINVILLE ESPORTE CLUBE estabelecido em JAN de 1976, teve o seu período de glória, como teve a maioria dos Clubes do Futebol Profissional; foram 12 Títulos Estaduais em 32 anos de existência. Na sua trajetória, o JEC ficou sem ganhar títulos em dois grandes períodos: de 1988 a 1999(12 anos) e de 2002 a 2008(06 anos) tempo este em que o JEC entrou em processo de deterioração administrativa e patrimonial:
-acumularam-se: dívidas, inúmeros Processos Judiciais tramitando em Varas Cível – Trabalho e Fazenda; todos os bens tangíveis penhorados; sem crédito, dezenas de apontamentos no SERASA, CT-Morro do Meio sem o caseiro e em estado precário, ônibus transitando sem Licenciamento, linhas de telefones desabilitadas, Cheques Sustados , Encargos Sociais dos Empregados permanentes parcialmente depositado, o JEC em 28.11.2006, teve Leiloado o terreno de 123.506 m2 , onde seria, mais tarde, construído o Centro de Treinamento, etc. Grande parte de nosso esforço e recursos foram aplicados na gestão do passado. Que é do Clube e cabe a diretoria administrá-lo.

Além destes problemas e dificuldades estruturais do clube, tive que enfrentar uma “Onda de críticas destrutivas de maneira sistemática”que desestabilizou a diretoria. As críticas destrutivas afetaram o emocional das Pessoas: Comissões Técnicas e Atletas, que ajudou a inibir o melhor resultado dentro de campo.

Como Presidente do Conselho Diretor do JEC, fui submetido, com a diretoria, a um processo de reuniões abertas ao público que visaram ridicularizar o presidente e a diretoria e que culminou em plebiscito para destituição. Este fato foi repudiado pela Federação Catarinense de Futebol Profissional, Associação dos Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina e seus Associados e por muitos joinvilenses.

As Pessoas que trabalham no JEC: Funcionários Permanentes, Comissões Técnicas e Atletas são Humanos que precisam estar motivadas, terem bom ambiente de trabalho, estimuladas, elogiadas e prestigiadas.

Os Conselheiros e Associados deveriam saber das dificuldades extra-campo, não para justificar os insucessos dentro de campo, mas para que estes pudessem ajudar o Conselho Diretor, que é o que tem a responsabilização pela direção executiva do JEC no dia-a-dia.

O que me motivou a assumir a presidência do JEC, foi a Equipe de Diretores, todos Pessoas de sucesso em suas atividades profissionais, e a possibilidade de inserir o JEC entre os Clubes bem administrados do futebol brasileiro.
Meu propósito foi o de recolocar o JEC na Série B do brasileiro e dotar o JEC de estrutura física capaz de propiciar à Comissão Técnica e Atletas um ambiente adequado ao treinamento e desenvolvimento de Atletas Jogadores de Futebol, pois sem estrutura não haverá progresso sustentável. O JEC até poderá ganhar jogos e eventualmente, até ganhar campeonatos, mas sem estrutura voltará ao caos com maior intensidade.

Nestes 17 meses e 12 dias, foram executadas mais de cem ações, em todas as diretorias, que deram ao JEC mais qualidade como organização esportiva, trabalho que deveria ser prestigiado, mantido e melhorado. As Categorias de Base - futuro do JEC - foram alvos de minha atenção e, com a locação do CT-Sofia – pode o JEC conceder aos jovens invejável estrutura, com cozinha, refeitório, lavanderia, mini-academia, dois campos de futebol, material esportivo e assistidos por Coordenadores, Técnicos,Preparadores de Goleiros, Preparadores Físicos, Médico, Psicólogo , etc. Sendo que no CT-Sofia são servidas mensalmente, cerca de 2800 refeições e todos os jovens estudam e têm os seus rendimentos escolares acompanhados.

Além disto, emplacamos o ônibus - reformamos/inovamos o Ônibus de viagem – pagamos dívidas/acordos para hotéis e restaurante – pagamos cheques sustados – religamos linhas telefônicas – estamos resolvendo os Processos Trabalhistas e Cíveis mediante Acordos Judiciais e honrando estes acordos – A grande dívida com INSS , Receita Federal e Fazenda Nacional foi inserida na TIMEMANIA para pagar em 240 parcelas – Adquirimos o Disfibrilador – Adquirimos Academia de Musculação Profissional – Adquirimos Servidor para o Sistema de Informática – Restauramos as Catracas Eletrônicas da Arena e adicionamos mais 5 mecânicas – Reformamos e ampliamos o CT-Morro do Meio com Refeitório, Caseiro, Vigilância Eletrônica e Portaria – Locamos o CT-Sofia para as Categorias de Base – Trouxemos a CHAMPS como fornecedora de todos os materiais esportivo: treino, viagem e jogo – A Contabilidade é Fechada até o dia 15 de cada mês, com três importantes relatórios publicados no SITE do JEC – Todos os REAIS que entram são contabilizados, assim como todos os REAIS que saem também são contabilizados – são mais de uma centena de ações que deram ao JEC mais qualidade como organização esportiva.

FUTEBOL PROFISSIONAL: Foram Gerentes de Futebol, 06 Técnicos, 06 Comissões Técnicas e Atletas que contratamos e não conseguiram apresentar, ainda, os RESULTADOS esperados. Este resultados nos levam a ter convicção de que o JEC precisa ser ESTRUTURADO, do contrário, o Clube continuará a operar com grande instabilidade .

Faço um prognóstico muito positivo para o JEC, desde que o Clube possa contar com uma sucessão de diretorias que priorizem o Clube, que estejam envolvidas e comprometidas com o Clube e que se atentem no agregar alto valor ao Clube.

A partir de 07 de outubro, quando estiver fora da presidência, quero continuar a colaborar com o JOINVILLE ESPORTE CLUBE, quero torcer e rogar a Deus pelo sucesso do presidente e da diretoria, que me sucederá. Quero agradecer a todos que colaboram e que foram solidários à minha gestão no JOINVILLE ESPORTE CLUBE.

“O JEC é um BEM DA CIDADE que precisa ser zelado e gerido com responsabilidade”

Cordialmente,

Adelir H. Alves
Presidente do Conselho Diretor do JOINVILLE ESPORTE CLUBE

0 comentários: